quarta-feira, 15 de março de 2017

"VOCÊ NÃO ESTÁ DOENTE, VOCÊ TEM SEDE"

Dr. Fereydoon Batmanghelidj, autor da frase é o maior defensor do poder da água, sua história é linda!
Quando a Revolução Iraniana estourou em 1979, foi colocado na infame prisão Evin como prisioneiro político por dois anos e sete meses. Foi lá que ele descobriu os poderes de cura da água. Uma noite, teve que tratar um prisioneiro companheiro com dor úlcera péptica incapacitante. Sem medicação à sua disposição, deu-lhe dois copos de água e dentro de oito minutos, sua dor desapareceu. Ele foi instruído a beber dois copos de água a cada três horas e ficou absolutamente livre da dor. O Dr. Batmanghelidj tratou com sucesso 3 mil companheiros prisioneiros. Enquanto na prisão, realizou extensa pesquisa sobre os efeitos medicinais da água na prevenção e no alívio de muitas doenças degenerativas dolorosas. No dia previsto para sua soltura, solicitou ficar na prisão por mais 4 meses com objetivo de completar sua pesquisa.

Na sua liberação da prisão em 1982, escapou do Irã e veio para a América, onde começou a pesquisar o efeito da desidratação crônica não intencional sobre o corpo humano. Suas descobertas foram publicadas no "Journal of Science in Medicine Simplifed" e dedicou 20 anos de vida a promover a conscientização pública sobre os poderes de cura da água.

Quando nos desidratamos, nosso organismo reage aumentando a produção do neuro-transmissor histamina, para regular a quantidade de água disponível. Havendo no organismo um excesso de histamina (facilmente visto numa análise) há necessidade de beber mais água para diminuí-la. Pelo contrário, se tomarmos anti-histamínicos sem controle, além de não atuarem sobre a causa, podem produzir efeitos secundários muito negativos.

Muitas pessoas, pelo fato de não terem sede, acham que o organismo tem cobertas as suas necessidades de água, mas não é bem assim. A água serve para dissolver os alimentos que comemos e faz com que seus componentes nutritivos possam ser absorvidos corretamente pelo intestino. Num menor nível hídrico, o organismo tem que fazer esforços para tornar eficazes os nutrientes. Além disso, há que transportar esses nutrientes, levando também o oxigênio até os órgãos vitais, para que esses funcionem corretamente.

Esse transporte torna-se mais lento quando não há suficiente água e o que pode ser pior, os nutrientes chegam em condições que o organismo não os pode utilizar com eficácia, sendo que, em algumas ocasiões, nem se quer são metabolizados e acabam eliminadas sem cumprir função alguma. 

Nosso organismo, para funcionar corretamente, necessita manter umidade e temperaturas adequadas, para isso é vital a água, igualmente necessária para a reparação dos tecidos. Por outro lado, há que retirar os resíduos para levá-los até os órgãos responsáveis pela sua eliminação. 

Por quê, de forma inconsciente, não associamos a falta de água a dores de cabeça, alergias, prisão de ventre, diarreias, excesso de peso, depressões etc.?

A água contém substâncias que à enriquecem e que são vitais para o correto funcionamento do organismo. A pele também tem sede. Não nos esqueçamos que é o maior órgão do corpo, o que protege contra desidratação e regula nossa temperatura. A pele também é o armazém de substâncias nutritivas e retém resíduos procedentes de processos metabólicos, então, se o organismo funciona mal, a pele estará suja e com falta de frescor.

A pele é uma proteção contra agentes externos, ou seja, contaminação, raios violetas do sol, alterações de temperatura, stress, falta de sono, má alimentação. Todos estes pontos e muito mais, contribuem para acelerar a perda da saúde da pele. Importante, não confundir água com líquidos, os refrigerantes, sucos, chás, álcool etc..