quarta-feira, 1 de março de 2017

HÃ - DO FUTEBOL PARA A SAÚDE?

Algumas pessoas tem achado estranho o fato de alguém que atuou no futebol durante grande parte da sua vida, ou seja, mais de 30 anos, mudar de profissão num momento promissor da carreira. Nesse período realizei muitos trabalhos, fui dirigente, gerente de futebol, prestei assessoria a clubes e por fim técnico, função que, graças a DEUS obtive bons resultados e sinceramente, jamais me imaginei em outra missão que não fosse dentro do futebol, mas tudo foi acontecendo de uma forma misteriosa e até muito dolorosa, ao que passo a narrar.

No ano de 2009 desenvolvi um problema de saúde em que minhas articulações inflamaram, iniciando pelos dedos dos pés que incharam do nada. Nesse momento procurei um médico que olhou, olhou, apertou meus dedos, perguntou se doía, mediu minha pressão arterial, mas não disse o que era aquilo com certeza, mas achava ser falta de cálcio, achava. Me prescreveu antibióticos e que ingerisse 2 litros de leite por dia para repor o cálcio. Caso não melhorasse, deveria retornar em 30 dias ao seu consultório. Fiz o que ele recomendou, as inflamações só pioravam e o inchaço continuava. Então, em 30 dias retornei, novamente mediu minha pressão arterial, apertou meus dedos, dei um grito de dor e ele perguntou: sentiu dor muito forte? Percebi naquele momento que ele não sabia o que estava fazendo e me decepcionei, investi tempo, gastei dinheiro e nada resolvido. 

Resolvi procurar outro médico, mas continuava com os 2 litros de leite ao dia e drogas fortes para poder trabalhar. Estamos em 2010 e como estava trabalhando em Santana do Livramento, num clube de futebol, me indicaram um profissional do Uruguai muito conhecido. Me dirigi até seu consultório e marquei a consulta, talvez a mais cara da fronteira. No dia marcado lá estava, ele muito atencioso e gentil, mediu minha pressão arterial, pediu para eu caminhar de um lado a outro da sala e pediu que sentasse dizendo: sei qual teu problema, aqui não podemos fazer nada, vou te encaminhar à uma clinica de Montevidéu para tirarem molde do teu pé esquerdo e prepararem uma palmilha especial. Tá, podia até ser esse o problema, mas e o pé direito, e o joelho? Ele focou no pé mais inflamado, mas eu sentia dores em vários locais do corpo, mesmo assim acreditei e procurei uma clínica especializada em Porto Alegre, telefonei para marcar visita, expliquei a situação e de forma atenciosa e ética, me informaram que esse não seria um problema para palmilha. Pronto, e agora, inflamação, inchaço, dores....

Procurei outro médico, o terceiro nessa via sacra. Novamente mediu pressão arterial e me prescreveu um medicamento a base de cortisona que me custou mais de R$ 200,00 por 12 comprimidos e deveria ingerir meio por dia, mas já no segundo dia tive fortes dores abdominais, vômitos, cefaleia e assim foi até acabar com a caixa toda, pois acreditei nas suas palavras e, mesmo com todos os efeitos, finalizei o tratamento, mas continuava a piorar, agora com erupção cutânea por todo corpo, coceiras, insônia, além dos já conhecidos e que só aumentavam.

Passei a procurar um especialista, um reumatólogo, o 4º médico estava a caminho, marcada a consulta, valor bem acima do normal, mas quando se trata de saúde não devemos economizar certo? Na data marcada, lá estava eu na presença dele, nem preciso dizer o que ele mediu né, me fez andar pelo consultório, de costas, de frente em sua direção, me virou do avesso e finalizou  a consulta solicitando raio x dos pés, ressonância magnética e vários outros exames, então já conseguem saber o quanto foram os meus gastos. Todos prontos, enviei ao seu consultório, confirmou recebimento e disse que em 2 dias me dizia o qual era o problema. Esperei por mais de 60 dias, nada, então resolvi telefonar e sua secretária me passou que em 24 horas entrava em contato, mas para minha decepção, nada, se passou mais de 10 dias. Então surgiu a possibilidade de irmos eu e minha esposa passar uns dias de férias numa praia linda de SC, numa casa oferecida por um casal de amigos muito queridos, tudo para tentar descansar.

Em nosso 2º dia, fomos cedo caminhar e tão logo colocamos os pés na areia meu corpo travou, não conseguia me mover, estávamos a 3 quadras de casa e levamos mais de 1:30 horas pra chegarmos, indo direto para a cama. Longe de todos, sozinhos, sem conhecer nenhum médico, tampouco alguém que indicasse algum, totalmente à deriva. Então foi assim que tudo começou. Minha esposa encontrou na internet um depoimento de uma pessoa que dizia ter vivido o mesmo problema e como curou-se através da dieta. Seguimos a risca tais orientações, excluímos tudo o que era proibido e buscamos tudo o que deveria ingerir. Foram dias difíceis porque estamos viciados em muitos produtos alimentícios e ficar sem eles não é tarefa fácil, mas não existia outra saída. Fizemos 100% o que estava recomendado no vídeo. Sabem o que aconteceu? Em 8 dias estava correndo na areia sem nenhuma dor, então isso me intrigou pois havia estado à frente de quatro médicos, 6 anos de faculdade, cursos de especialização, congressos, seminários etc, mas que em nada resolveram em 4 anos de frustradas tentativas. Como minhas dores não existiam mais, passei a questionar, mas fui estudar o que estava acontecendo e me apaixonei por tanta informação.

De posse de tais informações, passei a sugerir algumas outras possibilidades às pessoas e quando elas acreditavam e faziam certinho, melhoravam. Nesse momento passei pesquisar sobre medicinas naturais e silenciosamente iniciei um curso de graduação em Naturopatia, mas ainda atuava no futebol, onde meu último trabalho culminou com título de campeão, ao mesmo tempo que me formava. O futebol era minha prioridade, mas incrivelmente algo impossível aconteceu logo após ter sido campeão no ano de 2014 ou seja, todas as portas se fecharam para o técnico, mas se abria uma grande porteira para o Naturopata, que logo tornaria-se a primeira e assim estamos, eu e minha esposa, Naturopatas, atuando juntos, ajudando muitas pessoas que, como eu não encontram mais respostas para seus problemas de saúde. Assim, o futebol saiu da minha vida e entrou a saúde! Desde então nunca teve um dia em que não estudasse no mínimo 5 horas sobre todos os assuntos relacionados à saúde e assim continuo até hoje.  Acham que isso foi obra do acaso?