quarta-feira, 22 de março de 2017

"GERADOR DE BILHÕES AO ANO QUE PODE CUSTAR A VIDA"

Mais de meio milhão de americanos recebem uma angioplastia por ano. Este procedimento invasivo envolve inflar um balão fino em uma artéria estreitada para esmagar depósitos. Um stent (tubo de malha de arame) é frequentemente deixado para trás e com isso deixar o recipiente aberto. Quando usado num ataque cardíaco, uma angioplastia pode rapidamente abrir uma artéria bloqueada para diminuir o dano ao seu coração e, quando usado dessa maneira pode ser um salva vidas. No entanto, muitas vezes os pacientes com doenças cardíacas receberam angioplastias, mesmo que não tenham tido um ataque cardíaco, uma decisão que vai contra as últimas diretrizes médicas e a sugestão de um novo estudo , que encontrou pessoas tratadas usando outros métodos menos invasivos estão tão bem ou melhores que aqueles que sofreram angioplastias com stents.

Estudos recentes comprovam que a angioplastia não oferece nenhuma evidência de benefício em comparação com tratamentos menos invasivos. Caso tenha doença cardíaca estável, a pesquisa mostra que seu tratamento inicial deve ser geralmente mudanças de estilo de vida e nutrientes responsáveis pelo fortalecimento do músculo cardíaco, mas menos da metade dos pacientes com doença cardíaca são tratados usando tais mudanças, antes de sofrer angioplastia, motivados pelo terror imposto, e as pessoas, com medo aceitam passar pelos procedimentos sugeridos. De acordo com uma análise de oito ensaios clínicos envolvendo mais de 7 mil pessoas, angioplastia não oferece benefícios, ao contrário.
Os pesquisadores concluíram:
"A implantação inicial do stent para doença arterial coronariana não mostra evidência de benefício para a prevenção de morte, IM não fatal, revascularização não planejada ou angina."

Na verdade, não há eliminação da placa, mas sim é espalhada pela artéria, então em algum momento vai se encontrar e novamente formar o bloqueio, então vem o segundo stent, o terceiro e assim vamos caminhando sem ter resolvido o problema.

A angioplastia, num prazo de cinco anos, trás junto alguns riscos, entre eles estão:
1. Coágulos de sangue que podem levar a ataque cardíaco
2. Ataque cardíaco
3. Re-estreitamento da artéria
4. Danos na artéria coronária (incluindo rasgos ou rupturas que requerem cirurgia de bypass de emergência)
5. Sangramento (por vezes grave o suficiente para exigir uma transfusão ou procedimento cirúrgico adicional)
6. Acidente vascular encefálico
7. Ritmo cardíaco anormais
8. Morte

Dito isso pergunto: onde estão os benefícios de angioplastias com stent, a não ser naqueles que já chegam no PS com ataque cardíaco? Por quê a pressa desenfreada em fazer tal procedimento, sem antes tentar outros métodos?

O Consumer Reports observou:
"A angioplastia também é mais cara, os autores relatam que, seguindo as diretrizes atuais, 76% dos pacientes com doença cardíaca estável iria economizar aproximadamente U$ 9.540 ou seja, em torno de 8 bilhões de dólares ao ano." 
Sem falar em todos os medicamentos que vem após angioplastia gerando mais alguns bilhões ao ano.
Pergunto: percebem quanto os governos gastam de forma equivocada?

A maioria das doeças crônicas, incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes e obesidade, são em grande parte evitáveis com mudanças de estilo de vida simples. Imagina o número de mortes reduzindo, para não mencionar os custos para a economia, se mais pessoas decidissem assumir o controle de sua saúde. Doenças cardíacas e câncer por si só representariam 47% das mortes nos EUA, e existem muitas estratégias que você pode implementar para reduzir o risco destas doenças, que são a maioria das principais causas de morte nos EUA, assim como no Brasil, com os dados idênticos.

Fontes de referência:
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2012/04/05/angioplasty-on-heart-disease.aspx