sexta-feira, 17 de março de 2017

"VESÍCULA BILIAR - EQUILÍBRIO E SAÚDE DO CORPO"

A vesícula biliar é um órgão interno, localizado sob o fígado, mede entre 5 e 7 cm de diâmetro e armazena a bílis, fazendo parte do aparelho digestivo. Ainda assim, pela a medicina convencional, é necessário destacar que a vesícula não é um órgão imprescindível e algumas vezes, quando existem problemas relacionados com ela é possível extirpá-la e levar uma vida normal (?). Importante explicar que também está ligada ao intestino delgado através da via biliar comum ou canal colérico (ducto formado pela junção dos canais hepático e cístico e que vai ter ao duodeno). A principal função da vesícula é acumular a bílis, que é um líquido produzido pelo fígado para decompor gorduras. É produzida diariamente uma quantidade total de um litro de bílis aproximadamente, e este órgão é o encarregado de armazenar e liberar a mesma ao organismo.

A liberação da bílis através da vesícula biliar produz-se pela contração da parede deste órgão, estimulada pela ingestão de alimentos. Infelizmente, mais do que pelas suas funções, este órgão é conhecido pelos problemas que pode gerar, como cálculos biliares ou pela sua própria inflamação, conhecida como colecistite. Ressalva-se que ambas as enfermidades provocam dores em quem as sofre!

 Convém aqui frisar, para que fique bem refletido e clarificado que, para mantê-la em boa saúde, dever-se-á consumir e processar as gorduras adequadamente para fornecer base para uma excelente saúde no geral. Aqui ficam três dicas inteligentes para ajudar a manter a sua vesícula biliar na melhor forma possível: 

1. É essencial para o nosso corpo absorver gorduras saudáveis. Isto é, porque são vitais para a pele, cabelo, unha, articulações, cérebro e saúde do sistema nervoso central. Portanto, nós absorvemos gorduras saudáveis consumindo óleos saudáveis. Vale a pena advertir que algumas das vitaminas mais importantes para o corpo humano, tais como: A, E, D e K, são encontradas nesses óleos. Pode começar a garantir uma melhor absorção cortando os óleos insalubres da sua dieta diária. Estes incluem quaisquer óleos que sejam geneticamente modificados, alguns deles, de soja, canola, milho etc.

2. Caso teve sua vesícula biliar removida numa operação ou passou por problemas de saúde relacionados a isso, poderá precisar de uma suplementação adequada.  

Pode consultar seu médico ou seu naturopata para saber qual seria o melhor suplemento para apoiar a função da vesícula biliar. Esses suplementos precisam ser ricos em lipase, uma enzima que facilita a digestão de toda a espécie de gordura. Considere também o uso dos probióticos. Procure por uma fórmula que contenha pelo menos 10 espécies diferentes de bactérias benéficas e tente consumi-las em cada refeição. Embora isso possa parecer excessivo, probióticos são essenciais para uma boa saúde digestiva e a maioria das pessoas simplesmente não obtêm o suficiente. 

Em suma, escolha a sua dieta diária com a devida atenção e não esqueça de fazer um jejum adequado de vez em quando, bem como destoxificar o fígado e a vesícula mensalmente.