quarta-feira, 27 de julho de 2016

GORDURA NÃO TE ENGORDA

Cortar a gordura ou não da sua dieta? Mas como fica tudo o que nos foi dito e ensinado nos últimos 70 anos? Está confuso? Saiba que não está sozinho nessa onda, mas posso afirmar o seguinte:
"GORDURA NÃO FAZ MAL A SUA SAÚDE, NEM FAZ VOCÊ ENGORDAR"

Mas então, por que tantas pessoas acreditam que a gordura é ruim, provocando até ataques cardíacos? Isso teve início a setenta anos atrás num estudo em que foi examinado o risco cardíaco com base no nosso estilo de vida e hábitos alimentares. Descobriu-se que, nos países onde as pessoas comiam mais gordura, especialmente a saturada, houve mais casos de doença cardíaca, e foi concluído que a gordura era causadora da doença.

Mas o grande problema com este estudo é que correlação não é causalidade e só porque a ingestão de gordura e doença cardíaca foram maiores entre a mesma população não significa que tal problema teve causa no consumo de gordura.

Vamos olhar de outra maneira. Todos os dias, você acorda e o sol aparece, mas embora esses eventos aconteçam ao mesmo tempo, o sol não apareceu por você ter acordado. Se um estudo observar apenas isso, iria mostrar uma correlação de 100% entre os dois eventos, mas seria errado concluir que o sol apareceu por você ter levantado. Por causa de estudos como este, é que nós fomos levados a acreditar que a gordura saturada causa doença cardíaca, mas o que estudos recentes mostram é que na verdade o verdadeiro culpado é o açúcar, os carboidratos e não a gordura.

Uma revisão de toda a pesquisa em gordura saturada publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que não havia correlação entre gordura saturada e doenças cardíacas, e num recente editorial no British Journal of Medicine partindo do mesmo ponto, quebra o mito de que gordura causa obesidade e doenças cardíacas. Observando os mesmos países pesquisados a 70 anos atrás, descobriu-se que a ingesta de açúcar refinado e carboidratos já naqueles anos era altíssima, mas quiseram fazer a correlação somente das gorduras, e assim vamos elevando as mortes cardíacas e obesidade mundo a fora. Um irresponsável que publicou pesquisa mau feita transformou a vida de milhões de pessoas. 

Sabem aquele leitãozinho a pururuca e aquela picanha gordinha que você não comia por causa da saúde? Coma a vontade, o mito caiu, seja feliz com essa gordura! Lembram do abacate, quanto foi nos dito sobre seu colesterol elevado e alta calorias? Comam a vontade, mas sem açúcar refinado, ele só vai te fazer bem, terá seu HDL elevado, além de muitos outros benefícios! 

Quando as pessoas comem menos gordura, tendem a comer mais amido ou açúcar, e está ai o verdadeiro motivo pelo aumento dos níveis de colesterol perigoso, o pequeno colesterol. Na verdade, estudos mostram que 75% das pessoas que acabam na sala de emergência com ataque cardíaco têm níveis baixos de colesterol totais, o que eles têm é pré-diabetes ou diabetes tipo 2.
Estudos recentes também mostram que uma dieta rica em gordura e proteína de boa qualidade e pobre em açúcar refinado e carboidratos, impede até mesmo que desenvolva diabetes e outros problemas. No ano de 1700 consumíamos apenas 2 kg de açúcar ao ano, em 1800 passamos a consumir 9 kg, já em 1900 pulamos pra 45 kg e a partir de 2000 passamos a ingerir em torno de 90 kg ao ano, e esse número vem crescendo e junto com ele as doenças.
Então, quero encorajá-lo a olhar com carinho para a questão de gordura e açúcar de uma forma diferente e não cortar a gordura, aproveite, coma boas gorduraras, sabe aquele leitão a pururuca, manda ver, coma sem medo de ser feliz, precisamos de gordura, nosso corpo é sábio, ele absorve o que precisa e excreta o restante. Já os carboidratos e o açúcar refinado vão sendo acumulados nos capilares, artérias, válvula cardíaca etc. 
Leve a mensagem, gordura não te faz engordar, açúcar e carboidratos sim, nos tornam obesos, diabéticos, repleto de inflamações pelo corpo e logo aparece as ites. Além disso, comer gorduras boas irá nos manter saudáveis.