quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DOIS GRANDES DESAFIOS QUE TEMOS NO FUTEBOL

TROCANDO O “EU” PELO “NÓS”
Uma das coisas que mais me atrai no futebol é a possibilidade que temos de transformar e transportar pensamentos individualistas, fazendo-os comprometer-se única e exclusivamente com as necessidades e os objetivos do grupo. Esta é uma luta que enfrentamos: como fazer os membros de uma equipe, que em geral buscam gloria individual, entregar-se integralmente ao esforço da equipe. Em outras palavras, como ensinar-lhes a ausência de egoísmo.
PEIXES NÃO VOAM
Outro desafio importante que temos é identificar em cada atleta suas características e necessidades e conseguir tirar o máximo de cada um deles, sempre respeitando os seus limites.

Quando um peixe nada no oceano, não há limites para a água, não importa que distância ele vá nadar. Quando um pássaro voa no céu, não há limites para o ar, não importa que distância ele vá voar. Entretanto nenhum peixe nem pássaro jamais saíram do seu elemento, desde o inicio dos tempos.

Este antigo ensinamento zen contém grande sabedoria para aqueles que tentam extrair o máximo de um grupo. Da mesma forma que peixes não voam e elefantes não tocam rock, não se pode esperar que um time tenha atuação diferente de suas habilidades básicas.