sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

CÂNCER E A BIOLOGIA DA ÁGUA - PARTE 02

O PAPEL DO CITOPLASMA NO CÂNCER


     O Dr. Thomas Cowan, médico, membro do Conselho fundador e Vice-presidente da Weston A.Price Foundation argumenta que o verdadeiro problema do câncer está na água estruturada da célula, ou seja, no citoplasma. Da mesma forma, Thomas Seyfried, PhD, acredita que os estudos os estudos mencionados por Cowan revelam que o problema está enraizado nas mitocôndrias, que também residem no citoplasma.   

   A disfunção mitocondrial é certamente um aspecto importante, admite Cowan, mas especificamente, ele acredita que os defeitos mitocondriais são parte integrante da queda da estrutura na água, o que desencadeia a formação de câncer. 

"Quando você olha qual é a função das mitocôndrias - que é essencialmente produzir trifosfato de adenosina (ATP) e você vê qual é o papel do ATP e como é essencial para a estruturação da água no citoplasma, então você começa a ver as conexões entre a disfunção mitocondrial e a deterioração da água citoplasmática que leva ao câncer."  

     Muitas vezes, o câncer pode ser palpado (desde que o tumor seja grande o suficiente) e se transforma em um nódulo palpável porque a densidade das células é muito alta, diz Cowan. As células são agrupadas essencialmente e perderam a orientação espacial normal.

      Todas as células têm uma certa orientação espacial porque há uma carga elétrica ao seu redor e quando duas células começam a se unir, a carga se repele. Isso permite que todas as células permaneçam a uma distância apropriada uma da outra. Essa distância varia dependendo das células e órgãos em questão, mas todos os tecidos têm uma orientação espacial que permite que o tecido permaneça saudável e normal. 
Imagem de uma mitocôndria no citoplasma: