quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

CÂNCER E A BIOLOGIA DA ÁGUA - PARTE 01

     Em 1971, o Presidente Nixon (EUA) declarou guerra ao câncer, pois era descoberto o oncogênese que naquela época era considerado o motivo pelo qual as pessoas tinham câncer. Nas décadas seguintes grandes somas de dinheiro foram gastas em pesquisas sobre o câncer. Se por acaso o oncogênese fosse mesmo o alvo correto, a guerra contra essa doença deveria ter sido vencida a dezenas de anos atras, mas até agora nada, estamos tão perto de uma cura quanto estávamos naquela época. Pesquisas, artigos e estudos já publicados comprovando a ineficácia da quimioterapia mostram que em apenas 2,3% dos casos ela produz algum efeito.

     Esse é um péssimo retorno para um investimento de U$ $ 500 bilhões....e provavelmente o empreendimento mais caro que os humanos já fizeram, exceto, talvez a guerra. Mas qual é o problema? O câncer não é um problema de oncogênese, nem sequer é um problema do DNA, nem mesmo é um problema do núcleo.. 

     Ao longo dos anos, houveram vários estudos em que eles transplantaram o núcleo de uma célula saudável para outra também saudável e a progênie permaneceu normal, como era de se esperar. 
Mas então retiraram o núcleo de uma célula cancerígena onde esses oncogêneses, o DNA que supostamente causam o câncer e colocaram em um citoplasma saudável e o resultado, a progênie manteve-se normal, mas quando pegaram o núcleo normal e o colocaram no citoplasma de uma célula cancerosa, a progênie adoeceu, câncer. 

     Esse simples experimento diz exatamente onde está o problema do câncer na célula, ou seja, está no citoplasma. A célula tem duas partes, basicamente é uma biomembrana lipídica que possui um núcleo e um citoplasma, sendo que o citoplasma é basicamente água estruturada ou um gel.

     Agora sabemos que o citoplasma é o local do câncer e os eventos do núcleo são consequências da degeneração do citoplasma e não o contrário.

     Quando esses pesquisadores fizeram isso e identificaram claramente que o local do problema do câncer está no citoplasma, eles postularam que algo no CITOPLASMA SAUDÁVEL DEVERIA SER CAPAZ DE FREAR E CURAR AS MUTAÇÕES DO DNA no núcleo.