quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MEDICINA PREVENTIVA É ISSO O QUE TEMOS?


É preocupante a atitude prevalecente entre os pacientes de hoje, que aceitam como inevitável o fato de que desenvolverão uma ou várias doenças degenerativas crônicas ao longo da vida. Eles enxergam a medicina moderna como sua única salvadora e os medicamentos como sua cura e acabam visitando postos e consultórios médicos já na expectativa de sair da consulta com uma receita em mãos indo direto para a farmácia buscar as drogas prescritas pela autoridade em saúde.
A grande maioria das pessoas, após os 40 anos de idade, ou antes, já iniciam um processo de pensamentos em relação às futuras enfermidades que terão que tratar num futuro próximo.
De forma triste, e só após adoecerem que os pacientes percebem como nossos tratamentos são, na verdade, ineficazes. Estamos cada dia mais doentes, mais dependentes, novas doenças surgem e pra elas várias drogas entram no mercado, cada dia temos mais farmácias, mais médicos, a indústria farmacêutica lucra de forma exorbitante, sem limites, mas alguém paga essa conta e o custo são milhares de vidas que se perdem todos os anos. Sem dó nem piedade eles nos matam e ainda nos fazem acreditar que empenham esforço em novas pesquisas na busca de curas jamais encontradas.
Agora virou moda a medicina preventiva, ministérios, secretarias de saúde orgulham-se da promoção de tratamentos preventivos, mas já pensou sobre os métodos? A comunidade médica e de saúde estimulam os pacientes a fazerem exames de rotina para manterem a saúde, mas um olhar mais atento nas recomendações nos leva à conclusão de que apenas estão tentando detectar doenças antecipadamente, pensem nisso. Eles efetuam rotineiramente exames de papanicolau, mamografias, sangue, físicos com objetivo único de verificar se já há nos pacientes alguma doença silenciosa. O QUE SE PREVENIU? Obviamente, quanto antes essas doenças forem detectadas, melhor será para o paciente.
Contudo, o que precisa ser salientado é o pouco tempo e esforço que profissionais da saúde empenham em realmente instruir os pacientes como esses podem proteger sua saúde. Em outras palavras, eles estão ocupados demais tratando doenças para se preocuparem em instruir seus pacientes sobre estilos de vida saudáveis, que ajudem antes de tudo a evitar o desenvolvimento de doenças degenerativas.
Dito isso, afirmo que a verdadeira medicina preventiva está embasada em três caminhos: comer saudavelmente, praticar um programa consistente de exercícios físicos e ingerir suplementos nutricionais de alta qualidade. Dar às pessoas as condições para que evitem contrair alguma doença é a verdadeira prevenção, mas isso seria caminhar na contramão da história porque todos nós nos acomodamos, não questionamos, aceitamos o mundo como ele se apresenta. Bom, quero informar que me revoltei contra esse sistema que está ai e de uma forma discreta, mas sob a luz da verdade tentar mostrar que temos outras opções, mas o primeiro passo quem dá não sou eu, mas você, o que faço é apenas tentar motivá-lo para tornar-se dono da sua saúde.