terça-feira, 21 de dezembro de 2010

INICIO DO SUCESSO DE UMA EQUIPE

INVESTIR NO TÉCNICO CERTO
A cultura do futebol brasileiro está de mãos dadas com o resultado. O técnico é ótimo com o time ganhando. Precisa ser substituído, se coleciona derrotas. E olha que não é preciso mais de 3 seguidas. Na hora de contratar, alguns dirigentes não levam em conta os benefícios que o técnico pode trazer ao clube.

Nesta postagem não vou citar nomes. Nem de clubes, nem de dirigentes e tampouco de técnicos. Especificamente referindo-se ao nosso estado os campeonatos gaúchos da série A que iniciará no mês de janeiro e B logo em seguida, em fevereiro. Todos os técnicos da A e B praticamente já estão contratados. Quais os critérios para suas contratações? Uma boa campanha pelo último clube? Os títulos conquistados? Os trabalhos realizados? Os atletas formados por ele? Sua comunicação com o torcedor e a imprensa? Ou apenas seu salário? Como o foco é investir vamos a ele.

Pagar um valor maior a um técnico que traga lucros ao clube, em relação a outro que é uma incógnita, é um fator importante e que deve ser muito bem analisado. Esse técnico que tem uma faixa salarial mais elevado poderá montar um time que suba, no caso da B; poderá trazer atletas desconhecidos, que poderão fazer um bom campeonato e lançar os da base, revelando-os. O clube também poderá apostar naquele que é uma incógnita e acontecer tudo isso. Mas é uma aposta e um risco sem volta, porque ele não tem um histórico e quase sempre nem o perfil que lhe dê esses acertos.

Nessa hora é preciso o olho clínico de dirigentes bem informados, atualizados e com muito conhecimento. Isso ajuda o clube que também investiu em um bom dirigente, que por sua vez investiu no técnico certo.