quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DESPERDICIO DE TALENTOS

INVESTIR NO TALENTO
Tão importante quanto reconhecer o talento é ter a coragem de investir nele, de apostar, acreditar e dar o tempo suficiente para que se desenvolva e consiga colocar em prática seus dons naturais. Saber enxergar um talento não é tarefa das mais fáceis, por isso nossos clubes de futebol estão com grandes dificuldades em descobrir e formar atletas com alta qualidade técnica.

Investir no talento não é ficar esperando que as coisas caiam do céu, mas tomar a iniciativa, se mover, ir atrás e literalmente descobrir nos campos de futebol aqueles meninos que farão a grande diferença. Após, deveremos despertar neles a capacidade de acreditarem e seguirem em frente. Uma vez que a semente está dentro deles, é nossa obrigação proporcionar as condições ideais para que ela se transforme em uma grande arvore frutífera.

Os dois principais fatores que tem dificultado o surgimento de grandes jogadores são:
1. Observadores e olheiros sem capacidade para a função;
2. Técnicos preocupados com sistemas e esquemas táticos, deixando em segundo plano a qualidade técnica e o desenvolvimento das habilidades naturais dos atletas.

Com a implantação desses esquemas 3-5-2/3-6-1 nas categorias de base estamos desperdiçando ótimos talentos, que acabam se perdendo no caminho porque nossos treinadores priorizam as conquistas de títulos e não a formação do atleta e do ser humano. O esquema a ser utilizado na base deve ser o 4-4-2/4-3-3 e isso deveria tornar-se obrigatório por lei. São eles que mostram as verdadeiras funções de um atleta em campo e o técnico que inventar algo diferente disso deveria ser preso.