sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CATEGORIAS DE BASE

PARTE 02: OBJETIVOS
FORMAÇÃO PARA EQUIPE PRINCIPAL:
Os clubes que investem nas categorias de base devem ter como primeiro objetivo promover seus atletas para serem utilizados no time principal (profissional), que também deve ser o foco dos meninos que estão sendo formados no clube. Para o clube os motivos são econômicos, pois quando se faz em casa não há necessidade de contratar fora, evitando gastos desnecessários. Por outro lado os garotos necessitam para sua evolução natural visualizar sempre a categoria acima e estar próximos daqueles que já conquistaram esse espaço. É fundamental para o desenvolvimento técnico, tático e principalmente psicológico deles a integração base/profissional, caso contrário o trabalho fica todo comprometido e acabamos perdendo tempo e iludindo muitos meninos que até teriam potencial para crescerem e se tornarem bons jogadores de futebol, mas não possuem o principal motivo, o espelho que os fazem imaginar onde querem chegar, que elevam seus sonhos, aprimoram sua auto-estima e assim construindo melhor o seu próprio caminho.

NEGOCIAÇÃO:
Nos dias de hoje é imprescindível que os clubes vendam algum atleta todos os anos para elevar a sua arrecadação e conseguir manter o clube saudável financeiramente. Isso não quer dizer que devem ser aqueles formados no clube, pois a maior negociação realizada até hoje pelo E.C.Guarani foi do Marcos Vinicius que foi goleador do campeonato no ano de 1997 com 28 gols e não foi revelado aqui mas sim descoberto, promovido e negociado. Isso não havia sido planejado, simplesmente aconteceu e naquele ano deixamos de usar os recursos financeiros arrecadados de forma planejada para tornar o clube conhecido mundialmente e com uma programação na base. A promoção é hoje responsável por 80% dos negócios concretizados no futebol e no ano de 2008 focamos nosso trabalho em cima dessa possibilidade e que certamente colheríamos frutos em 2009. O atleta Edenilson Andrade dos Santos que foi descoberto e promovido por nós e liberado de graça em 2009 é um dos destaques da SER Caxias, assinou contrato de três anos com multa rescisória altissima, sendo que o clube ja recebeu propostas pelo jogador e certamente ira se beneficiar de um trabalho realizado por nós e que foi interrompido. O atleta Edivaldo Savionek negociou parte do seu vinculo com agente Fifa e foi jogar no exterior. Jonas Augusto Bouviê (Japa) que foi um dos principais destaques da equipe de 2008 e que atualmente joga pelo E.C.Londrina esta prestes a jogar num grande clube. Sem falar naqueles que se tivessem seguimento do trabalho certamente venceriam e o clube se beneficiaria financeiramente com isso. Não conseguiremos jamais mensurar os valores que deixamos de ganhar, mas posso afirmar que seria a salvação do Rubro Negro e talvez por isso não permitiram que completássemos o projeto. Como os donos do clube se sentiriam se isso tivesse acontecido. Abaixo: atleta Edenilson - Caxias x Internacional


Acima: Japa comemorando gol (essa deve ser a cara do Guarani)


SOCIAL:
Deve estar em todos os projetos desenvolvidos pelo clube, pois já se recebeu muitos recursos públicos sem uma contrapartida que pudesse beneficiar as comunidades carentes do município. Em nosso projeto tínhamos esse trabalho bem claro, com a implantação de núcleos do Guarani nos bairros, mas foi o único ano na historia da entidade que se negaram a repassar os valores oriundos do Poder Publico. Na formação também é exigido por lei e os clubes devem cumprir a risca o acompanhamento escolar, médico e psicológico dos atletas se tornando responsável pelo sucesso e qualidade de vida não só dos garotos, mas em todas gerações que virão através deles.


Então vamos pensar juntos sobre o trabalho realizado nas categorias de base. Será que estamos verdadeiramente formando atletas ou apenas fazendo time pra jogar alguns campeonatos. Qual planejamento quando a competição terminar? Se algum atleta se destacar como vamos negociá-lo se apenas uma ficha de amador não gera nem vinculo federativo nem direito econômico sobre o jogador? Queremos recursos do município, mas o que esta sendo feito pelo social, pelas crianças carentes e como receber tais valores sem uma diretoria composta e atuante, sem tesoureiro ou presidente para assinar? Como será realizada a aplicação dos recursos? Será num projeto sério consistente e planejado ou para pagar empréstimos? Será que esta sendo pensado clube para servir ou se servir dele com promoção pessoal. Não acho que tudo esta errado, apenas gostaria de ter respondidas essas perguntas por que quando estive comandando o Guarani era seguidamente questionado por pessoas que desconhecem como é o funcionamento de um clube de futebol profissional e mesmo assim respondi a todos, mas infelizmente a limitação deles em conseguir entender todo o processo é monstruosa. Gostaria muito de ver o Guarani com um projeto arrojado, audacioso e acima de tudo sendo administrado por quem tem conhecimento e não por apaixonados, por baluartes, pois isso acabou há muito tempo. Falam em pés no chão, mas estão se apresentando com pés e as mãos (de quatro).Paixão é coisa de torcedor e não para dirigente. PROFISSIONALISAR O CLUBE, ESSE É O CAMINHO. Ou partimos para uma nova estrutura administrativa ou nos limitamos as fofocas, conversas de buteco e cancha de bocha, ilusões e fantasias que infelizmente fazem parte do cotidiano do clube.