sábado, 12 de janeiro de 2019

PARE COM OS ADOÇANTES ARTIFICIAIS - 03

ELES CAUSAM CONFUSÃO METABÓLICA
Uma das razões pelas quais os adoçantes artificiais não ajudam a perder peso está relacionada ao fato de seu corpo se deixar enganar pelo sabor adocicado sem acompanhar calorias.

Quando você come algo doce, seu cérebro libera dopamina, que ativa o centro de recompensa do cérebro. Nesse momento o hormônio regulador do apetite leptina também é liberado, o que eventualmente informa ao seu cérebro que está satisfeito, uma vez que certa quantidade de calorias tenha sido ingerida.

No entanto, quando consome algo com gosto doce, mas não contém quaisquer calorias, seu cérebro faz o mesmo processo, ou seja, é ativado pelo sabor, só que não consegue desativá-lo, uma vez que não chegou nenhuma caloria. 

Os adoçantes artificiais basicamente fazem seu corpo pensar que vai receber açúcar (calorias), mas quando não vem, seu corpo continua a indicar que precisa de mais, o que resulta em desejos de carboidratos. 

Além de piorar a sensibilidade à insulina e promover ganho de peso, os adoçantes artificiais também promovem outros problemas de saúde associados ao consumo excessivo de açúcar, incluindo:
Doença cardiovascular e acidente vascular cerebral;
Alzheimer - embora a dieta pobre seja um fator determinante da doença, em geral o principal mecanismo de dano aqui parece ser a toxicidade do metanol - um problema muito ignorado e que está associado ao aspartame em particular. Além disso, outros causadores são o açúcar (principalmente os refinados), a frutose e especialmente o glúten.
Referências: