SOL CAUSA CÃNCER DE PELE? MITO OU VERDADE?
Ao longo dos últimos 40 anos, dermatologistas têm divulgado a ideia de que você nunca deveria ficar diretamente exposto à luz solar porque ela danifica sua pele e causará Câncer, que devemos sempre usar filtro solar pra nos proteger contra os raios UV.
SOBRE O CÂNCER DE PELE - Existem dois tipos básicos: melanoma e não-melanoma. É importante ressaltar que 75% dos melanomas ocorrem em áreas do corpo que nunca veem o sol, e aqueles que trabalham em ambientes fechados têm o dobro da taxa de melanoma letal do que os que trabalham ao ar livre.
Os cânceres de pele não-melanoma são divididos em câncer de células basais e células escamosas, e a exposição solar aumenta o risco desse tipo, porém é importante lembrar que esses são tipicamente não letais. Está ficando mais claro até aqui?
Agora vamos analisar os Raios UV tão propagados como vilões da nossa pela, o que poucos sabem é que existem Raios UVA e UVB.
UVB - Extremamente necessário para produção da vitamina D, hoje considerado um hormônio esteroide importantíssimo na proteção contra várias doenças, inclusive o câncer.
UVA - esse é o vilão, ele penetra profundamente na pele causando queimaduras, envelhecimento....
Até aqui parece que está tudo dentro do normal certo? O que talvez você não saiba é que os filtros solares muito difundidos pouco fazem pra bloquear os Raios UVA (maléficos), mas conseguem bloquear os Raios UVB (benéficos).
Aguardem Parte 02