quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ESTRELA FC CONFRATERNIZA

RECORDAR É VIVER
1º jantar de confraternização de ex-atletas, dirigentes e amigos do Estrela F.C. dia 04 de dezembro na sede social da Sociedade Rio Branco. Recebi o convite e fiquei extremamente emocionado, pois essas iniciativas nos remetem ao passado, a lugares que passamos, que deixamos amigos e fomos muito felizes! Certamente estarei presente ao encontro revendo pessoas que foram importantes num determinado momento de minha vida e que jamais esqueci, mas infelizmente o mundo é assim mesmo, cada um segue por caminhos diferentes e acabamos nos distanciando. Por isso que esses encontros são importantes e quem sabe não esteja ai a solução para mais um clube tradicional do RS voltar com força? Sonhar não custa nada e gostaria demais de rever esse clube atuando. Abaixo: escudo e equipe de 1979.

domingo, 22 de novembro de 2009

EDINHO MERECE

MAIS UM TITULO
Meu amigo Edson Porto (Edinho), conquistou mais um título na sua carreira como técnico de futebol. Dirigindo o Sampaio Correa do Maranhão, empatou neste domingo com o Iape em 1 x 1 no Estádio Nhozinho Santos num jogo dramático e sagrou-se campeão da Taça Cidade de São Luiz, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2010. Parabéns Edinho!

Clubes em que Edinho trabalhou:
1984: S.C. Internacional Categorias de base
1985: S.C. Internacional Infantil Campeão Metropolitano
1986: S.C. Internacional Infantil Campeão Metropolitano
1987: S.C. Internacional Infanto Juvenil Campeão Estadual Vice-campeão Taça Rio de Janeiro
1988: S.C. Internacional Infanto Juvenil
1989: S.C. Internacional. Responsável pelos testes e avaliações de todas as categorias de base
1990: S.C. Internacional Juvenil Campeão Estadual Campeão Sul-americano
1991: S.C. Internacional Juvenil Campeão Estadual
1992: Grêmio Futebol Porto Alegrense Juniores
1993: Shimizu Shougyou Japão Campeão Kentaikai Intahai Campeão Zen Nihon Yus Campeão Kentaikai Senshu Ken
1994: Shimizu Shougyou Japão Campeão Senshu Ken Zen Kokutaikai Campeão Kentaikai Intahai
1994: Yokohama Marinos Japão
1995: Yokohama Marinos Japão Campeão Santory Shirizu Campeão Japonês
1996: Otsuka Tokushima Vortis Japão
1996: Treinador da seleção de jogadores estrangeiros contra Seleção Japonesa da JFL World ALLSTAR
1997: Otsuka Tokushima Vortis Japão
1998: Otsuka Tokushima Vortis Japão
1999: Grêmio Maringá PR
1999: Brusque SC
2000: São Luiz IJUI/RS
2000: Brusque SC
2001: S.E.R Santo Ângelo RS
2001: S.E.R Juventude MT Campeão Matogrossense
2002: E.C Pelotas RS
2002: S.E.R Juventude MT
2002: Brasiliense DF
2002: Internacional Santa Maria/RS
2002: Botafogo SP
2003: S.E.R Gama DF
2003: N.B.U Nihon Bunri Japão
2004: N.B.U Nihon Bunri Japão Campeão Daigaku Senshu Ken
2005/2006: N.B.U Nihon Bunri Japão
2006: S.E.R Gama DF
2007: Veranópolis Esporte Clube VEC
2007: Ituano SP
2008: Guará DF
2008: Moto Clube MA
2008: União da Madeira Portugal.
Abaixo: Edson Porto e time do Sampaio Correa.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CULTURA

MAHATMA (A GRANDE ALMA) GANDHI
Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner. Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia. Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta. Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924. Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.

UMA HISTÓRIA DE GANDHI
Gandhi certa vez foi procurado por uma mãe que levou o filhinho consigo, e lhe pediu: - Gandhi, este menino come muito açúcar. Já tentei de tudo e não consigo que ele pare com isso. Como ele gosta muito de você, com certeza irá obedecê-lo. Por favor, peça para que ele pare de comer açúcar! Gandhi pediu àquela mãe que voltasse uns 15 dias depois. Tempo decorrido a mãe o procura novamente e Gandhi olha o menino com bastante atenção e diz: - Pare de comer açúcar! O menino baixou a cabeça mas fez sinal de que iria obedecê-lo. A mãe não entendeu nada daquilo e perguntou, super intrigada: - Gandhi, por que você não falou isso há 15 dias atrás? - É que há 15 dias atrás eu também comia açúcar! QUANTAS VEZES EXIGIMOS DO OUTRO AQUILO QUE AINDA NÃO CONSEGUIMOS MUDAR EM NÓS?
FRASES DE GANDHI
" A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita."
" Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
" Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."
" Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição."

domingo, 15 de novembro de 2009

TRISTE REALIDADE

OBJETIVO AGORA É A ORIGEM
Seguindo planejamento que estabelecemos para o mês de novembro iniciamos visitas às famílias dos alunos inscritos no Projeto “Bom de Bola Bom na Escola”. Nosso objetivo é conhecer a verdadeira realidade deles, quais são as condições de moradia, como se relacionam, qual a renda familiar, como se alimentam, enfim, descobrir todas as carências e problemas existentes, possibilitando dessa forma, um melhor aproveitamento dos trabalhos com os meninos e posteriormente proporcionarmos uma melhor qualidade de vida a todos os envolvidos no processo. Outro aspecto importante na entrevista com as mães será identificar nelas algum talento natural ou o que gostariam de aprender para ingressarem no mercado de trabalho. Através de oficinas, vamos proporcionar a elas, cursos profissionalizantes ensinando horticultura, paisagismo, jardinagem, confeitaria, música, entre outros. Estamos descobrindo um mundo totalmente diferente, que parece estar muito distante, mas que está bem próximo de todos nós. As pessoas perderam a esperança, não tem sonhos, nem objetivos, pois se acostumaram e se tornou hábito sobreviver com R$ 450,00 mensais, numa casa de 4 x 4 metros, com dois cômodos e sete filhos menores. Ficam felizes quando alguém lhes mostra alguma possibilidade para melhorarem de vida e prosperar. Precisamos ensiná-las a pensar e oportunizá-las. Abaixo fotos com as famílias visitadas.

sábado, 14 de novembro de 2009

MUNICÍPIO ORGULHOSO COM NOSSO FUTSAL

QUE LOUCURA ESSA ASSOEVA
Assoeva 6 x 4 Cortiana. Mais uma grande vitória do nosso futsal. Não existem mais limites para esse grupo que evolui a cada jogo e deixa a população de Venâncio Aires orgulhosa e confiante em algo maior. Escrevi em outra postagem que o Ginásio Poli Esportivo seria pequeno em breve e aconteceu neste sábado, pois esteve completamente lotado. O profissionalismo e a perseverança dos dirigentes, a garra e determinação dos atletas é algo emocionante e que nos deixa confiantes numa conquista. Será uma tarefa dificílima, mas, podemos sonhar que é possível.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MENINOS APRENDEM HORTICULTURA

MAIS UMA VARA PARA PESCAR
Na semana que passou os meninos do Projeto “Bom de Bola Bom na Escola” aprenderam os segredos da horticultura. Prepararam os canteiros para receber as sementes e nessa semana iniciaram o plantio. Um dos objetivos da prática é que os educandos saibam de onde vêm os alimentos que consomem, como os animais são importantes para polinização, qual a época do ano se planta cada cultura, como fazer adubação verde, como aproveitar os restos de alimentos fazendo compostagem, respeitar e entender como se desenvolvem as plantas, enfim, práticas e técnicas que irão levar para a VIDA INTEIRA. Em breve teremos nosso próprio alimento que inicialmente seria para o próprio consumo, mas ai um deles (Mario) gritou: “profe Ro, vamos vender no centro e o dinheiro nós podemos comprar as camisetas pra fazer nosso time?" Ai foi um festival de vozes todos falando ao mesmo tempo: “isso”, “legal”, “tu até que tem umas idéias boas”. Foram incentivados e elogiados pela iniciativa, mas não sabem quanto custa e precisaríamos vender cada molho de tempero a R$ 10,00 para poder conseguir comprar um fardamento, mas o importante é que já estão sugerindo, são preocupados, comprometidos e leais um ao outro, cada um deles buscando espaço sempre pensando na equipe. Eles é que viraram a terra, protegeram os canteiros e plantaram as sementes e serão eles que decidirão o melhor caminho para a colheita. Nossa posição é apenas mostrar o caminho e deixar que tenham iniciativa e decidam sozinhos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ASSOEVA BRILHANDO

QUE BELO EXEMPLO DESSA DIRETORIA!
No futebol torna-se muito fácil elogiar quando os resultados acontecem e criticar quando são negativos. Esse é um comportamento de torcedor, que é natural e compreensível, mas para quem trabalha na área esportiva, principalmente o futebol sabe que um bom trabalho muitas vezes não traz resultados imediatos e o inverso também acontece, ou seja, trabalhos ruins com vitórias sem consistência, que achamos estar tudo certo e não visualizamos a tragédia que pode vir no futuro. Faço essa analogia rápida para dizer que mesmo quando os resultados não vinham, o trabalho continuava e essa diretoria da Assoeva liderada pelo Irineu Henn e Vianei Hammes mostram estarem no caminho certo desde que montaram aquela primeira equipe de futsal apenas com atletas da cidade e que venceram uma competição regional. Parecem saber exatamente o ponto de partida e onde querem chegar. No caminho tiveram percalços, derrotas, desclassificações e desconfianças dos torcedores, mas nada abalava seus planos. Persistiram e acreditaram no planejamento e no trabalho e nunca se desviaram do caminho. Entre eles não existe vaidade, não competem entre si, não existe pretensões políticas, nem colocam seu ego pessoal acima dos objetivos traçados. Trabalham em equipe, se respeitando e em alguns momentos até se cobrando, mas sempre para o bem do grupo e do projeto. Hoje ninguém pode interferir no trabalho desses homens porque os resultados estão aí para todos verem, mas, mesmo quando eram derrotados ninguém se atreveu a interromper seus planos e, enfim, aconteceu. Nada substitui um bom trabalho e isso fazem com maestria, por isso empilham vitórias trazendo muita alegria para esse povo. Não conseguimos mais mensurar a grandeza que tornou-se o futsal da Assoeva e nem imaginar onde chegarão. Parabénsssssssssssssssss! Abaixo fotos da torcida após conquista da vaga entre os quatro melhores do RS.

sábado, 7 de novembro de 2009

CULTURA

FRASES DE ABRAHAM LINCOLN
"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes."

"Se eu tivesse seis horas para cortar uma árvore, usaria quatro horas afiando meu machado."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

SORRIA

BAIANOS NO BAR
- Meu rei, dá pra você me dizer se o meu zíper tá aberto?
- Oxente, mas por quê? Você vai querer que eu abra, é?
- Fala logo, rapaz... Tá aberto ou não tá?
- Tá não...
- Ah, então eu vou deixar pra mijar amanhã...

BAIANOS ASSALTANTES
Quatro baianos assaltam um banco e param o carro uns quilômetros à frente. Um deles pergunta ao chefe da quadrilha:- E aí, meu rei... Vamos contar o dinheiro?
-E pra que esse trabalhão? Vamos esperar o noticiário da TV...

PAPO BAIANO
Três horas da tarde. Dois baianos encostados numa árvore à beira da estrada. Passa um carro a grande velocidade e deixa voar uma nota de cem reais, mas o dinheiro vai cair do outro lado da estrada. Passados cinco minutos, um fala para o outro: Rapaz , se o vento muda, a xente ganha o dia...

UM SHOW A PARTE

ORQUESTRA DE LUXO
Com menos de dois meses de ensaio, a orquestra municipal iniciada nesse ano sob liderança do maestro e professor Ádrio Schwingel se apresentou em público no evento de escolha das soberanas da Fenachim e mostrou qual será o caminho que seguirá. Para abrilhantar ainda mais esteve cantando Ester Zart que deu um espetáculo. Sonho e luta antiga do vereador Telmo Kist foi enfim realizado, e esse governo da mostras que vieram realmente para inovar e modernizar o município. Tenho certeza de que em breve estaremos realizando grandes shows pelo estado, pois sei da capacidade do coordenador de cultura Saul Zart e a competência do professor Ádrio, que formam uma bela dupla. Para eles não existe hora, feriado ou domingo. Com certeza será mais um diferencial do poder público atual. Parabéns ao Prefeito Airton e todas as pessoas comprometidas com mais esse projeto que já deu certo. Abaixo: fotos da apresentação e integrantes da orquestra com professor Ádrio.