Projeto “Bom de Bola Bom na Escola” valoriza a inclusão social e a prática da cidadania
O final de semana do dia das crianças foi de reflexão, brincadeiras, almoços, lanches, jogos e muita diversão para os alunos do projeto “Bom de Bola Bom na Escola”. No dia 11.10 participaram do Domingo no Parque onde expuseram seus trabalhos e participaram das atividades organizadas pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, já na segunda-feira dia 12 participaram de atividades nos Pavilhões São Sebastião Mártir, promovidas pelo Grupo João XXlll, Lions Clube e RVA com almoço, sorvetes e muitas brincadeiras e à tarde o final de semana foi encerrado na comunidade do Bairro Cruzeiro onde o projeto foi apresentado a comunidade e os alunos ganharam lanches especialmente produzido pela dona Célia e a sua maravilhosa equipe.
O Projeto “Bom de Bola Bom na Escola” iniciou em junho e é um programa que amplia as oportunidades de inclusão social de crianças e adolescentes, através da promoção pessoal e do engajamento num ambiente esportivo com a vivência de valores de cidadania, realizado numa parceria entre a Associação de Desenvolvimento Esportivo de Venâncio Aires e Prefeitura Municipal. Segundo o responsável técnico do projeto, Marcos Alexandro Müller (CREF 4265-P/RS), um dos objetivos principais é incentivar as crianças e os adolescentes para trocar a ociosidade das ruas pela prática do esporte, encontrando no futebol momentos de lazer, associados a pratica de atividades que mobilizem para despertar as potencialidades existentes em cada aluno com saúde e disciplina. Atualmente, o projeto envolve cerca de 40 alunos das escolas Brígida do Nascimento, Crescer e 11 de Maio.
O processo de seleção para a equipe aconteceu através da identificação de alunos do ensino fundamental pelas próprias escolas com alguns pré-requisitos; alunos carentes, com auto estima baixa, vulneráveis ou em situação de risco. A turma é multiseriada, tendo os alunos entre 9 e 13 anos, o que acaba enriquecendo o trabalho pois os maiores são como monitores dos alunos menores, acompanhando e estimulando o aprendizado desses colegas. Assim, aumentam sua auto-estima, habilidades de relacionamento e ganham consciência de seu papel na sociedade.
Além da supervisão técnica para os treinamentos os alunos automaticamente entram no programa ConsCiência, que acontece em encontros semanais e tem como professora Rosangela Schwingel, com atividades embasadas nos parâmetros curriculares Nacionais (PCNs), temas transversais e no estatuto da criança e do adolescente. Todas as atividades são planejadas e revisadas pela equipe de trabalho. O projeto possibilita a valorização da formação escolar, com programas específicos de incentivo ao meio ambiente, atividades programadas de anatomia e fisiologia humana. “Conhecer para proteger” esse é o lema que é trabalhado como medida preventiva principalmente contra o uso de drogas.
O trabalho é realizado com muito empenho e dedicação e o resultado já pode ser percebido com poucos meses de atividades; segundo a professora “Engana-se quem pensa que a solução para a problemática da violência e do uso de drogas esteja somente em reforçar policiamento”. Ele tem visão internacional. Não se tem notícia que cocaína e o crack sejam produzidos em nosso país, mas sim na Bolívia e chega aqui para nossas crianças consumirem. Todos nós sabemos que é muito difícil se ter a recuperação completa de uma vida quando é envolvida pelas drogas, roubos ou crimes. Então, como diz a musica de Milton nascimento “é preciso cuidar do broto para que ele nos dê frutos”. Então se cada um de nós se doar um pouquinho teremos proporcionado um futuro melhor para muitas crianças necessitadas, conclui Rosangela.
Foto 01: Vereador Telmo Kist, professora Rosangela, resp. técnico Marcos, dona Celia com alguns alunos.
Foto 02: Alunos abraçam vereador Telmo.
Foto 03: Almoço com dona Noemi Machado e os cozinheiros Jatir Giovanaz e nosso amigo Alemão mechendo panelão.
Foto 04: André e Henriquiel (Nêni) saboreando chimarrão.
Foto 05: Entrega da camiseta para secretária Cleiva Heck.
Foto 06: Pose junto ao esqueleto.