terça-feira, 7 de maio de 2013

ONDA DA POSSE DE BOLA

FUTEBOL É MAIS QUE ISSO
A nova onda no futebol brasileiro agora é a tal "posse de bola". Na derrota o repórter pede uma explicação e o técnico responde: tivemos pouca "posse de bola". Na vitória: tivemos maior "posse de bola". No treino: estamos trabalhando "posse de bola" e por ai vamos caminhando, esquecendo pontos cruciais de time e de jogo, que não é a intensão da postagem explicar, então voltamos à "posse de bola". Importamos a "posse de bola" da Espanha, do Barcelona de Guardiola, após seus sucessivos títulos e fizemos dela o início, meio e o fim. Com todo respeito aos meus ilustres, batalhadores e competentes colegas que tem na "posse de bola" o foco principal, mas estamos passando dos limites nesse quesito.

Isso já virou moda e não o objetivo de equipe, pois é fácil pedir "posse de bola" ao Messi, Xavi, Iniesta e Cia....mas esses, são atletas raros e poucas vezes veremos tanta qualidade de passe juntos por m2. Sou defensor do futebol bem jogado, mantendo maior tempo possível o controle da bola em seu favor, mas daí a transformar o modelo "posse de bola" em sucesso para todos, estamos longe. Temos por hábito copiar, e foi preciso ver o sucesso do Barça para introduzir, de uma forma até doentia a "posse de bola" nas equipes brasileiras, implantando o modelo Pepe Guardiola, técnico competentíssimo e que, por um momento de inteligência copiou o modelo Telê Santana, que infelizmente, por obra do acaso, fracassou numa Copa do Mundo e que acabou barrando por longos anos esse método de jogo, hoje considerado vencedor!

Nós é que somos o verdadeiro criador da chamada "posse de bola", mas diferentemente deles, eramos ousados, agressivos nas jogadas, rápidos e por vezes abusados, como bom brasileiro que somos.

Deus me deu a possibilidade de assistir ao vivo a seleção brasileira da Copa de 1982 jogar e me fazer ter orgulho de ser brasileiro, porque pra mim, eles venceram, mesmo sendo derrotados. Nós somos os criadores, nós somos os melhores, nós temos os maiores talentos, nós precisamos recuperar o espaço que nos pertence, que é nosso, mas sem recopiar o que eles copiaram da gente, nós é que somos modelo verdadeiro para o futebol mundial, então vamos juntos fazer valer nossa vocação. Telê Santana é brasileiro! O criador, o mestre, não está mais entre nós, mas ele é nosso!